Manter uma piscina sempre limpa e higienizada é fundamental para o bem-estar e a segurança dos banhistas. No Círculo Militar, esse é um aspecto que recebe muita atenção. A manutenção da qualidade da água é a principal forma de destruir bactérias e evitar a transmissão de patologias.
As piscinas do clube recebem, todos os dias, os devidos cuidados de limpeza e higienização. A água é sempre mantida o mais natural possível, com uma dosagem mínima e eficiente de produtos químicos.
Às segundas-feiras é o dia da limpeza geral. Assim como é feito em todas as instalações do clube, as piscinas recebem maiores cuidados e uma limpeza mais pesada, que é realizada por funcionários treinados e capacitados para executar essa importante tarefa. Nesse dia, de acordo com as normas estipuladas pela prefeitura, o tratamento das piscinas é feito com uma maior dosagem de cloro, acima da quantidade utilizada nos demais dias da semana.
Vale lembrar também que, uma vez por mês, uma amostra é retirada para análise da qualidade da água, realizada por engenheiro químico especializado no assunto.
Os índices de PH e cloro são medidos todos os dias, com o intuito de manter a piscina sempre limpa e apropriada para o uso exclusivo dos associados do clube e dos alunos praticam as modalidades aquáticas oferecidas pelo clube.
No entanto, para manter a água sempre limpa e apropriada, os usuários precisam também colaborar e respeitar algumas regras básicas de utilização. Antes de utilizarem as piscinas, todos devem adotar a rotina de tomar uma ducha para a retirada do excesso de produtos químicos do corpo, muito utilizados pelos banhistas como, por exemplo, creme hidratante, protetor solar e bronzeador. Essa ação ajuda também na retirada do suor e de pequenas sujeiras que podem prejudicar a qualidade da água.
Segundo especialistas e profissionais que atuam na Inspeção Sanitária da Prefeitura de Belo Horizonte, a piscina do Círculo Militar é considerada com uma das mais limpas do Estado.
Porque devemos limpar e fazer a manutenção das piscinas:
- Para destruir bactérias e microorganismos causadores de doenças;
- Para evitar a proliferação de algas;
- Para diminuir e remover materiais orgânicos e inorgânicos que contaminam a água (poeira, folhas, insetos, bronzeador, urina, suor etc);
- Por questões de estética, beleza e bem-estar social.