Dançar pode ser uma ótima forma de se divertir, mas também é uma maneira de mostrar sua preocupação com a saúde. Em entrevista para o Portal da Educação Física, a professora do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), Renata Pestana, destaca que a dança pode substituir práticas físicas como musculação e caminhadas. “Todo corpo pode e deve dançar à sua maneira, gosto e objetivo.”
Para mostrar como essa atividade impacta o dia a dia dos praticantes, reunimos sete benefícios que ela traz para a sua saúde e bem-estar:
- Pode ser praticado por qualquer pessoa
A beleza da dança é que existem diversas modalidades e ritmos, que podem se adequar ao estilo de vida de qualquer pessoa. Com o acompanhamento de um bom profissional, não importa se você é criança, adulto ou idoso. No Círculo Militar, por exemplo, temos a kids dance, dança na melhor idade e até mesmo a wheelchair dance, para cadeirantes.
- Melhora a saúde
Dançar com regularidade contribui para a melhoria do tônus muscular, da resistência, da coordenação, da agilidade e da flexibilidade, além de deixar os ossos mais fortes. Traz benefícios extras para prevenção de doenças cardiovasculares, pois contribui com a respiração e com a circulação sanguínea. E apesar da prática da dança não ser voltada para a perda de peso, algumas modalidades fazem o participante perder até 600 kcal/hora.
- Autoestima
Por lidar diretamente com o movimento e percepções sobre nosso próprio corpo, as diversas modalidades de dança deixam os alunos mais confiantes, fazendo-os até mesmo se expressar melhor fora das aulas.
- Estimula a memória
De acordo com um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, atividades de lazer reduzem em até 67% o risco de demência. Dentre todas as práticas físicas analisadas, a dança foi a única a ter efeito prático sobre a memória e o bem-estar dos idosos pesquisados.
- Combate à depressão
Mente e espírito precisam estar em perfeita sintonia na hora da dança, o que traz paz interior e mexe com o emocional dos participantes. Por ser uma prática em grupo, também estimula a convivência e ajuda a fazer novas amizades.
- Alivia o stress
Uma pesquisa publicada pelo Journal of Applied Gerontology mostrou que a dança pode aliviar o estresse em idosos. O resultado, porém, pode ser expandido para todas as faixas etárias, pois a relação com o parceiro e concentração nos movimentos têm efeito terapêutico.
- Disciplina
Quando a dança é realizada com crianças, inicia-se o desenvolvimento de capacidades positivas que as acompanharão por toda a vida. Em entrevista para o Tribuna do Norte, o professor Roosevelt Pimenta afirma que o fator mais significativo é a disciplina. Ele também reforça os benefícios do maior conhecimento sobre o aparelho motor e o senso de pontualidade.
Escolha sua modalidade
No Círculo Militar há diversas opções para você começar a dançar, independente da sua idade ou habilidade. As danças folclóricas e de salão representam as tradições culturais e funcionam como forma de integração social. Também há modalidades voltadas para quem possui algum tipo de limitação física, como a visual ou motora, e até mesmo para crianças e idosos. Conheça as possibilidades e venha fazer uma aula!