O tênis é um dos esportes mais tradicionais do mundo. Embora o Brasil nunca tenha sido considerado uma grande potência, nomes como Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten e, mais recentemente, Marcelo Melo e Bruno Soares, colocaram o país em destaque. Mas muitas pessoas ainda desconhecem as regras e, principalmente, os benefícios trazidos pela prática desse esporte – mesmo que de forma amadora.
Até porque se engana quem pensa que o tênis é uma modalidade simples. O esporte é sinônimo de técnica e tática, com uma série de benefícios para o corpo e para a mente:
- Desenvolvimento físico: o tênis é um dos esportes mais completos, pois trabalha os músculos das pernas, braços, costas e abdômen de forma desafiadora. São diferentes movimentos, em diferentes velocidades, que exigem do seu corpo um grande esforço.
- Queima de calorias: praticar tênis por cerca de uma hora pode queimar até 500 calorias, como indica o treinador Alexandre Carazo, em entrevista para o Sport Life. Esse valor é semelhante ao do mesmo tempo de corrida ou de ciclismo, por exemplo.
- A idade não importa: é possível praticar tênis em qualquer fase da vida, seja você jovem, adulto ou idoso – todos com o devido acompanhamento médico. Em entrevista para a Exame, o técnico e ex-tenista profissional Ricardo Acioly destaca que a única exigência é ter aptidão física para praticar esportes. “Com técnicas adequadas, é possível ensinar um esporte básico para qualquer pessoa. E um bom professor consegue fazer o aluno evoluir rapidamente.”
- Não exige muitos recursos: basta uma raquete, algumas bolinhas e uma quadra para começar a praticar o esporte. Além disso, é sempre praticado em companhia, seja contra outra pessoa ou em duplas, o que facilita na hora de encontrar
parceiros de treino. - Estimula o cérebro: além da exigência física, o tênis é um jogo de estratégia, no qual reflexos rápidos e uma coordenação motora fina são exigidos em todos os momentos. Os jogadores precisam estar focados a cada troca de bola, analisando e explorando os pontos fracos do adversário. Como os estilos de jogo variam bastante – até mesmo dentro de uma única partida – é preciso ficar constantemente em alerta.
- Prevenção cardiovascular: por sua intensidade, o tênis aumenta o ritmo cardíaco e contribui para prevenir doenças como ataques cardiovasculares e derrames.
- Respeito ao adversário: nas quadras, o clima é geralmente amistoso. Claro que os tenistas são muito competitivos, mas saber perder e respeitar os méritos dos adversários são treinamentos constantes para quem pratica esse esporte.
- Exposição ao sol: como a maioria das quadras de tênis é ao ar livre, a prática do esporte também contribui para a produção de vitamina D, essencial para nosso corpo. Mas lembre-se: o mais recomendado é praticar até 10h e após 16h.
Faça tênis no Círculo Militar
Se você ficou interessado, faça uma aula com a gente. O Círculo Militar possui turmas de segunda a sexta, nos períodos da manhã, tarde ou noite. O professor Adão Silva possui quase 30 anos de experiência no esporte, divididos entre torneios e aulas. Há mais de 20 anos no Círculo Militar, ele pode te ajudar a dar as primeiras rebatidas ou até mesmo melhorar seu rendimento em quadra.
Para obter mais informações sobre os horários disponíveis e os preços das aulas, entre em contato com a secretaria do Círculo Militar pelo telefone (31) 3335-8244. Você também pode falar diretamente com o professor pelo telefone (31) 99178-3579.
Se preferir, clique aqui e envie uma mensagem.