Nossos dias têm ficado cada vez mais corridos. São compromissos por toda a cidade, situações familiares para resolver, cobrança constante no trabalho. Uma enorme pressão que acaba nos levando à exaustão. Por isso, tem se tornado cada vez mais necessário parar e respirar, de modo a encontrar um equilíbrio interior. E o yoga é o exercício perfeito para isso.
Ele é descrito como uma prática milenar indiana, que atua nos campos físico, ético, moral, espiritual e meditativo. Apesar de ser bem abrangente, tem como objetivo central atingir o autoconhecimento e a autorrealização. A prática fortalece o corpo e dá flexibilidade, com melhoras significativas nos órgãos internos, glândulas, circulação sanguínea e no sistema respiratório de um modo geral.
“Não se trata de entretenimento ou emagrecimento. O que buscamos é o domínio e a evolução da mente e do corpo”, aponta Anna Ivanov, presidente da Associação Internacional dos Professores de Ioga no Brasil, em entrevista para o blog Saúde. No oriente, está muito ligado à religiosidade ou ao estudo. No ocidente, porém, está mais associada ao bem-estar corporal e mental. E apesar de existirem diferentes vertentes, todas concordam que o yoga é mais do que uma atividade física: é uma filosofia que deve ser seguida em todos os âmbitos da vida. Confira quais são as principais:
- Ásanas: alia a postura com a busca por um equilíbrio entre mente, corpo e espírito.
- Dharana: objetiva atingir um estado de concentração tal que a pessoa possa realizar o processo meditativo.
- Dhyana: utiliza a meditação para atingir um estado de contemplação.
- Nyama: focada na autodisciplina e nas ações positivas dos praticantes.
- Pranayamas: busca controlar a respiração para chegar à estabilidade.
- Pratyahara: faz um mergulho na própria consciência, de modo a acessar aspectos internos para possibilitar a meditação.
- Samady: tem como objetivo atingir a consciência plena, a libertação final, na qual a pessoa terá o controle total sobre si mesma.
- Yamas: prega que os praticantes devem viver de acordo com um padrão de conduta moral e ético.
Para atingir esses estados propostos, porém, é preciso determinação. O equilíbrio da mente só é conseguido a partir da perseverança, constância, paciência e estabilidade. O yoga também é uma forma de romper com a dor, seja ela física ou mental. Entender o outro e parar de julgá-lo. E tudo isso contribui para que a pessoa comece a agir com mais integridade, mais concentrada em contribuir com o crescimento das pessoas e do mundo ao seu redor.
Benefícios do yoga
Se pudéssemos resumir o yoga em poucas palavras, seria “benefícios para o corpo e a mente”. A prática constante melhora a postura, diminui as dores corporais, regula o fluxo sanguíneo do corpo, previne enxaquecas, aumenta a imunidade e te mantém focado. Se quiser saber mais sobre essas vantagens, confira nosso post sobre o assunto.
Faça yoga no Círculo Militar
Se você ficou interessado, venha fazer uma aula com a gente. A professora Déborah Luna oferece turmas para todos os sexos e faixas etárias, sempre às terças e quintas-feiras. Veja mais detalhes aqui e inscreva-se!