A palavra “meditar” surgiu do latim “meditare”, que significa “voltar-se para o centro / estar no seu centro”, e a palavra sânscrita “yoga” deriva da raiz “yuj”, que significa “união e concentração / buscar o centro”.
Interessante, não é?
Qual é o centro da vida? O presente. É tudo o que realmente temos. Estar entre o passado, que já se foi, e o futuro, que ainda não veio.
A meditação é um convite a experimentar o presente, onde quer que estejamos e não nos identificar com os pensamentos que tagarelam o tempo todo em nossa mente.
No princípio dessa prática, podemos sentir dificuldade, pois nos acostumamos a entregarmo-nos a esses pensamentos. Mas, existem alguns passos que podem nos auxiliar:
1) Escolher um local tranquilo, silencioso e livre de interrupções por pelo menos 20 minutos, em princípio.
2) Buscar uma posição confortável, preferencialmente com a coluna ereta.
3) Concentrar na respiração lenta e ritmada, o que auxilia na desidentificação com os pensamentos.
Com a prática, vamos sentindo a necessidade de prolongar o tempo de meditação e vamos notando os benefícios do processo em nossa vida.
O Yoga nos oferece a meditação e, no Círculo Militar, a professora Déborah Luna nos oferece aulas de Yoga. Para mais informações sobre horários e preços, podemos entrar em contato com a secretaria do Círculo Militar de Belo Horizonte pelo telefone (31) 3335-8244 ou diretamente com a professora Déborah, via whatsapp: (31) 99108-3769.
Se preferir, também é possível enviar uma mensagem pelo site.