Para a prática de esportes, a boa alimentação é fundamental, mas as necessidades nutricionais são individuais. A modalidade esportiva, o porte físico, a idade e o sexo são alguns fatores, bem como alergias e intolerâncias, que precisam ser levados em conta.
Via de regra:
1) Pré-treino
Antes do esporte, energia para os músculos, com carboidratos: batatas, arroz, massas, etc.
2) Pós-treino
A recuperação pode ser feita por meio da reposição com proteínas: carnes, ovos, derivados de leite. No caso dos vegetarianos, o coco e alguns grãos como quinoa, linhaça, feijões e castanhas são excelentes alternativas.
3) Hidratação
Água, muita água. Frutas como maçã, uvas, laranja e limão colaboram também na reposição dos sais minerais e vitaminas. Obs: A banana é um excelente carboidratos e também contém proteínas e sais minerais.
Os músculos estocam o carboidrato, que se torna glicogênio muscular, indispensável 30 minutos antes do treino. As pequenas lesões sofridas pelos músculos, necessárias para a adaptação do corpo às atividades físicas, devem ser reparadas e, como o músculo é formado basicamente por proteínas, após o treino é hora das proteínas.
Importante:
1) A hidratação é fundamental, antes, durante e após o treino.
2) A suplementação é importante! Se possível, consulte um nutrólogo ou nutricionista para que você possa administrar tanto a alimentação quanto a suplementação adequada a você.