Às vezes, tudo que o corpo e a mente pedem é por um pouco de descanso. Um momento de diversão com a família, com os amigos ou até mesmo sozinho. Um tempo para se desligar dos problemas e viver em plenitude. Sabemos o quanto isso é difícil de ser conseguido em uma rotina corrida, em que há compromissos agendados ao longo de toda a semana. Mas também sabemos o quão importante é poder parar tudo e respirar.
Há uma grande discussão teórica sobre a necessidade do lazer em nossa sociedade. Enquanto alguns autores consideram que ela existe desde a formação das primeiras comunidades, pois o homem sempre precisou fazer pausas no trabalho, outros consideram que o lazer é resultado de um mundo mais urbano, moderno e industrial.
De acordo com a cartilha A importância da recreação e do lazer, produzida pelo Ministério dos Esportes em 2011, o que diferencia essas duas abordagens é apenas a concepção de lazer, que mudou bastante junto com as relações de trabalho. “A industrialização, que pode ser considerada o divisor de águas entre os dois estágios, vem se consolidando, entre nós, há algumas décadas. E, ao se consolidar, provoca uma série de modificações no comportamento das pessoas.”
Com uma maior dedicação ao trabalho e um menor contato com a família e com os amigos, tornou-se necessário criar momentos para que essas interações ocorram. Apesar disso, muitos ainda não conseguem se desligar totalmente e reproduzem a rigidez de tempo controlado em seus momentos livres, marcando muitos compromissos ao mesmo tempo. Encontrar um equilíbrio no lazer é um dos maiores desafios atuais, pois essa boa gestão do tempo vem apenas para contribuir com a manutenção do equilíbrio na vida.
Se você prefere usar os momentos de lazer para praticar atividades físicas, por exemplo, há melhorias significativas para a sua saúde. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Harvard e pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, mostrou que atividades de lazer – como caminhadas rápidas – podem aumentar a longevidade dos praticantes em até 4,5 anos. Outro estudo, dessa vez da Universidade de Londres, na Inglaterra, indicou que praticar pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana reduz os níveis de um marcador inflamatório no organismo e, com isso, diminui as chances de um evento cardíaco.
Mas, para além das atividades físicas, dedicar um tempo ao lazer também é benéfico para a saúde mental. É um período que pode ser usado para cuidar de si mesmo, desenvolver habilidades e buscar novos desafios. E isso tem um impacto positivo na melhoria do bem-estar subjetivo – pelo menos é o que também indicam as pesquisas.
O que fazer nos momentos livres?
Da mesma forma que há uma pressão enorme no trabalho, também há uma cobrança quando se tem um tempo livre. “A observação da prática do lazer na sociedade moderna é marcada por forte componentes de produtividade. Valoriza-se a ‘performance’, o produto e não o processo de vivência que lhe dá origem. Estimula-se a prática compulsória de atividades que destacam a moda ou ‘status’. Além disso, o caráter social requerido pela produtividade confina e adia o prazer para depois do expediente, fins de semana, período de férias ou para a aposentadoria”, destaca a cartilha do governo.
Por isso, muita gente se vê presa à obrigação de aproveitar ao máximo quando há qualquer momento livre. Isso, porém, não precisa ser feito. Esse tempo pode ser utilizado, por exemplo, para não fazer nada. Aproveitar para ficar na cama, fazer uma ida descompromissada ao clube ou mesmo dar um passeio sem rumo pela cidade.
Mas também não há nada que impeça as pessoas de utilizarem esse período para atividades que lhe dão prazer. Curtir um bar com os amigos no final do expediente, por exemplo, é uma forma de se divertir e socializar – sempre regado a um bom papo e boas comidas. Assistir a um filme, ler um livro ou viajar são formas de conhecer outras realidades, se desligar do seu mundo e vivenciar novas experiências.
No fim, o que importa realmente é aproveitar esses momentos de lazer da maneira que for melhor para você.
Conheça os benefícios do Círculo Militar
Se você prefere passar esses momentos de lazer na beira de uma piscina ou praticando um esporte com os amigos, o Círculo Militar é o local ideal para você. Localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o clube possui um amplo espaço para práticas esportivas e áreas abertas destinadas ao lazer. Veja os benefícios e seja um sócio!