Apesar de deixar a cidade mais bonita e florida, a primavera também afeta de forma negativa as pessoas. O excesso de pólen no ar, tão comum nesta época do ano, pode ocasionar alergias respiratórias – gerando irritação no nariz, coceira, espirros e coriza em quem possui algum tipo de rinite. A mudança climática típica desse período é outro fator que contribui com o desencadeamento de crises alérgicas, pela proliferação de fungos e ácaros. A boa notícia é que há como aliviar esses sintomas com ações simples.
A rinite alérgica é uma inflamação das mucosas nasais, causada por uma reação excessiva do sistema imunológico a alguma partícula alergênica. Em entrevista para a Gazeta Online, a alergista Faradiba Serpa alerta sobre a necessidade de saber exatamente qual o agente causador da alergia para melhor combatê-la. “Para os alérgicos a ácaros e fungos, o ideal é manter portas e janelas abertas para garantir a casa arejada. Já para quem tem alergia a pólen, é melhor manter as janelas fechadas e usar o ar-condicionado, pois o filtro limpa o ar.”
É preciso ficar atento, pois as rinites podem gerar asmas em pacientes predispostos, desencadeando crises de falta de ar e cansaço. Mas algumas atitudes podem contribuir para que os sintomas não apareçam:
- Forrar o colchão e o travesseiro com material impermeável evita que eles entrem em contato com fungos e ácaros – tão presentes em cortinas, tapetes e bichos de pelúcia.
- Edredons são opções melhores do que os cobertores, pois acumulam menos poeira.
- Troque a roupa de cama com frequência. A sujeira do nosso próprio corpo atrai ácaros que se alimentam de pele morta.
- Alergias causadas por tempo seco podem ser combatidas com um umidificador de ar na hora de dormir – ou um balde com água ao lado da cama.
- Há remédios a base de corticoides que, se tomados regularmente, reduzem os riscos da rinite. Isso, porém, deve ser sempre acompanhado por um médico.
- Produtos químicos de limpeza, como desinfetantes e amaciantes, devem ser evitados nesse período, pois irritam as mucosas nasais.
- Utilize soro fisiológico para lavar as vias respiratórias várias vezes ao dia.
- Seque as roupas no sol para eliminar os ácaros acumulados, mas não deixe por muito tempo no varal para evitar o excesso de pólen.
- Use óculos escuros quando sair na sua para evitar conjuntivites alérgicas.
- Respire o máximo possível pelo nariz, pois as passagens nasais funcionam como filtros naturais e umidificadores do ar.
Cuidados com as atividades físicas
Por afetar o sistema respiratório, a rinite pode ser um complicador para quem deseja praticar alguma atividade física. Mas quando tratada de forma adequada, não afeta a habilidade de se exercitar, seja como hobby ou profissionalmente. Para isso, porém, o primeiro passo é realizar uma avaliação médica com um imunologista, pois ele poderá indicar as melhores opções para o seu caso e descobrir o exato causador das crises. Apesar disso, algumas recomendações podem ser seguidas por todos:
- Utilize os medicamentos de acordo com a recomendação médica. Às vezes eles são recomendados para antes do exercício, para depois ou apenas se houver uma crise.
- Dê preferência a lugares fechados, pois neles a exposição aos alergênicos é menor e o ar condicionado filtra de forma satisfatória os agentes causadores da rinite.
- Em geral, a natação é muito benéfica para pacientes com alergias respiratórias. Se a quantidade de cloro estiver controlada de acordo com os limites estabelecidos pela legislação, não haverá nenhum problema para o paciente.
- Os sintomas da rinite costumam aparecer com maior frequência em dias frios ou quando há uma variação brusca da temperatura. Tudo porque os componentes vasomotores do nariz são sensíveis a essa mudança, gerando uma inflamação geral. Para prevenir, o importante é fazer um bom aquecimento antes da atividade e usar roupas adequadas para a temperatura.
No Círculo Militar você encontra um ambiente adequado para realizar as suas atividades e evitar o desencadeamento das alergias. As aulas de natação são ideais para quem busca um melhor condicionamento físico, além dos benefícios para a saúde citados neste post.
O clube também conta com uma área verde ideal para caminhadas e para passar um dia tranquilo longe da agitação da cidade. Venha conferir!