Se você pretende curtir o final de semana no clube, um item essencial é o protetor solar. Seja no verão ou no inverno, ele é um companheiro indispensável para aqueles momentos na beira da piscina ou na hora de praticar esportes. E a sua importância vai além, sendo essencial usá-lo todos os dias para prevenir a incidência dos raios ultravioletas e doenças de pele.
Apesar disso, muitos se esquecem do impacto que o filtro solar tem na saúde e propagam mitos sobre seu uso. Reunimos 11 frases que ouvimos com frequência para discutir se elas são verdadeiras ou não:
- É preciso passar o filtro solar várias vezes ao dia.
Verdade. O efeito de qualquer filtro solar diminui com o passar das horas. De acordo com o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, elaborado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a reaplicação deve ocorrer a cada duas horas.
- Precisamos usar filtro solar até em dias sem sol.
Verdade. Mesmo quando estiver nublado ou chuvoso, ainda é preciso se proteger. Nessa situação, cerca de 80% dos raios ultravioletas continuam alcançando nossa pele – com menor intensidade, mas ainda com potencial para deixar queimaduras.
- Filtros solares são à prova d’água.
Mito. Alguns filtros são mais resistentes, por aderirem melhor à pele, mas ainda assim podem perder até 50% do valor de proteção em contato com a água. Os que têm maior impacto são os com filtros físicos, e não apenas químicos. Fique atento à composição nas embalagens para notar a diferença.
- O filtro solar deve ser passado em todas as áreas expostas.
Verdade. Sempre que for sair ao ar livre, proteja as áreas do seu corpo que estarão em contato com o sol. Isso vale até mesmo para orelhas, mãos e pés, que acabam sendo deixados de lado. Também tente usar roupas com proteção UV para evitar queimaduras no restante do corpo.
- O filtro funciona mesmo com a pele úmida.
Mito. Quando a pele está molhada, o filtro perde a fixação e o fator FPS, o que pode gerar queimaduras. O recomendado é que se aplique o produto com a pele seca e, de preferência, de 15 a 20 minutos antes da exposição ao sol.
- Filtro solar previne envelhecimento.
Parcialmente verdade. O uso constante do filtro minimiza danos causados à pele pelos raios solares, o que tem impacto positivo no envelhecimento e no risco de aparecimento de doenças, como o câncer de pele e manchas. Apesar disso, fatores genéticos também influenciam na mudança da pele, o que não pode ser retardado com a aplicação do filtro.
- Bonés e viseiras ajudam na proteção.
Verdade. Se eles forem feitos com material que contém proteção UV, melhor ainda. Porém o uso desses assessórios não exclui a necessidade de passar protetor solar até mesmo nas partes sombreadas.
- Óleos com fator de proteção são seguros.
Mito. Esses óleos não possuem FPS alto o suficiente para proteger a pele, sem falar que a camada distribuída costuma ser muito fina para garantir qualquer defesa ao corpo.
- Filtros em spray são tão bons quanto os em creme.
Verdade. Desde que apresente FPS 30 ou superior, a escolha do tipo ideal de filtro solar deve ser baseada apenas nas características da pele do usuário. Sprays são mais indicados para couros cabeludos ou áreas que contenham muitos pelos. O maior cuidado, porém, é com relação à durabilidade. Por serem mais fluidos, costumam perder o poder protetor mais rapidamente, sendo necessário aplicá-lo de hora em hora.
- O poder máximo de proteção é o FPS 30.
Mito. O FPS é o indicador que mostra quanto tempo você poderá ficar exposta ao sol sem se queimar. Ou seja, quanto maior, melhor será a proteção. Mas atenção com o método de aplicação. O correto é criar uma camada de até 1 mm em toda a superfície da pele. Espalhar mais do que isso pode fazer com que o protetor perca parte de seu poder.
- Existem filtros solares para praticar esportes aquáticos.
Verdade. Como citado no tópico cinco, alguns protetores solares possuem filtros físicos, mais eficientes para proteção na água. Geralmente possuem dióxido de titânio e óxido de zinco em suas composições, são comercializados em creme ou pasta e deixam uma barreira visível na pele – branca ou colorida, a depender da marca escolhida.