Encontrar uma atividade física com que você se identifique é um desafio. Algumas pessoas se contentam com aquelas que trazem ganhos para o corpo e para a saúde. Outras precisam ir além. As artes marciais e as práticas de defesa pessoal surgem como uma alternativa, pois preparam o físico ao mesmo tempo em que desenvolvem outras capacidades.
As artes marciais possuem uma filosofia própria, vinda de uma cultura diferente e que estimula o envolvimento espiritual e moral dos praticantes. Já as práticas de defesa pessoal são utilizadas como forma de se sentir mais confiante no dia a dia, com técnicas para se defender de qualquer agressão que possa ser cometida. Em comum, elas contribuem também para o desenvolvimento físico quanto mental dos participantes.
Mas não é só isso que elas trazem. No estudo Artes marciais e desenvolvimento humano: uma revisão da literatura, os pesquisadores explicam que ainda são escassos os trabalhos que provem cientificamente os benefícios dessas práticas, mas que elas trazem, sim, mudanças positivas para a personalidade dos praticantes nas esferas cognitiva, afetiva, motivacional, física e social. “De modo geral, algumas características psicológicas percebidas nos praticantes de artes marciais coincidem com aquelas apontadas na literatura marcial: aumento da concentração, aumento de autoconfiança e do autocontrole, desenvolvimento de habilidades sociais e respeito mútuo.”
Por isso, elas são tão procuradas por crianças e adultos. Melhorias na coordenação motora, no equilíbrio físico e mental, na flexibilidade, na força, no enrijecimento dos músculos e na agilidade são apenas alguns dos benefícios buscados pelos praticantes. Mudanças que, com o tempo, passam a ser perceptíveis até mesmo na personalidade.
Artes marciais x Defesa pessoal
Em uma primeira análise, as práticas de defesa pessoal se assemelham muito às artes marciais já conhecidas. Isso ocorre porque a primeira utiliza técnicas da segunda, mas o dia a dia de cada uma é bem diferente.
As artes marciais são sistemas codificados de luta ou de treinamento, seja em combate armado (que não envolva armas de fogo) ou não. Ou seja, fazem parte de uma tradição e, por isso, carregam muito da filosofia e cultura do seu povo de origem. Muitas foram criadas para serem utilizadas na guerra e os movimentos se perpetuaram e foram adaptados com o passar dos anos. São os casos, por exemplo, do jiu-jitsu, da capoeira, do taekwondo, do judô, do kung fu ou do kali silat.
Já as práticas de defesa pessoal são uma ramificação das artes marciais, porém sem foco na filosofia por trás da prática. Seu foco é a proteção da pessoa, com golpes direcionados a pontos vitais do agressor. Trabalham técnicas de defesa contra adversários desarmados ou não, de forma a surpreender a pessoa com golpes surpresa. Além disso, ao contrário das artes marciais, não é costume haver competições. Kombato, krav maga, systema e hapkidô se enquadram nessa categoria.
Benefícios para as crianças
Como mostramos, as artes marciais atuam diretamente no desenvolvimento motor e mental dos praticantes. Com as crianças isso é ainda mais importante, pois elas estão em uma fase de descoberta do mundo e de si mesmas. Há impactos na socialização, na criação de um espírito competitivo saudável, na formação do caráter e no aumento da autoconfiança – características essenciais para que ela cresça feliz e saudável.
Para saber qual é a mais indicada, porém, é preciso analisar o perfil da criança. Se ela mostrar interesse por alguma modalidade específica, tente entender os motivos dela. Não adianta forçar a prática, pois, como qualquer esporte, a evolução depende de uma grande dedicação pessoal.
Também procure saber se o local de treinamento é adequado para a faixa etária. É preciso ver se o ambiente está conservado, se os instrutores são capacitados, se há equipamentos de proteção em boas condições e se os colegas de treino estão em uma idade próxima. Tudo isso deixará a criança mais confortável e fará com que a experiência seja muito proveitosa.
Pratique artes marciais e defesa pessoal no Círculo Militar
Se você se interessou e quer saber mais sobre as artes marciais e as práticas de defesa pessoal, venha fazer uma aula no Círculo Militar. Temos turmas de Kombato, Kali Silat e Kung Fu para as mais diversas idades. Veja como cada uma delas funciona e agende uma horário com os professores!