Já pode guardar a blusa de frio no armário porque, a partir de 23 de setembro, tem início a primavera. Chegamos àquela época do ano em que os ipês ganham cor e inundam Belo Horizonte de tons amarelos e rosas, com temperaturas mais amenas e a possibilidade de chuva surgindo no fim da tarde.
É na primavera que os dias se tornam mais extensos que as noites. Após o equinócio – data em que a luz solar incide perpendicularmente sobre o globo terrestre e os períodos diurnos e noturnos têm a mesma duração –, já podemos ver isso na prática. O sol costuma surgir antes das 7h e desaparecer após 19h. Isso nos dá mais tempo para aproveitar o dia, com a segurança de ter a luz solar como companhia.
É nessa época que também surgem as primeiras chuvas que antecedem o verão. Com a intensificação do calor e da umidade, as precipitações tendem a ocorrer no fim do dia – principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Então é bom preparar o guarda-chuva para não ser pego de surpresa!
Alimente-se bem
Aproveite que estamos na primavera para consumir os alimentos típicos dessa época do ano. A estação das flores também é conhecida por ser a safra de uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, todos bem nutritivos e com preços mais atrativos do que nos demais meses do ano. Confira as principais opções:
Frutas: abacaxi, acerola, banana nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja, lima, pera, maçã fugi e gala, mamão formosa e havaí, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego e tangerina murcote.
Legumes: abóbora tradicional e japonesa, abobrinha, alcachofra, batata-doce, beterraba, cará, ervilha comum e torta, fava, inhame e pimentão amarelo.
Verduras: almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, moyashi, mostarda, nabo e rabanete.
Cuidado com a saúde
Para muita gente, primavera também é sinônimo do início da preparação para o verão. Embora seja bom cuidar da saúde sempre, não é recomendável ficar obcecado com o corpo perfeito e buscá-lo a qualquer custo – ainda mais em tão pouco tempo. Em entrevista para o blog da Pfiezer, a nutricionista Stéphanie Fontanari alerta para os perigos dos abusos nessa época do ano. “O ideal é seguir uma dieta balanceada o ano todo. Dietas radicais devem ser evitadas, pois muitas vezes acabam prejudicando a saúde.”
Por isso, aproveite para se alimentar bem e curtir o que de melhor a natureza tem para oferecer. Que tal fazer isso em um espaço tranquilo, com bastante área verde e a possibilidade de descansar em meio à rotina corrida do dia a dia? Confira as opções do Círculo Militar para você!