Prepare os chapéus de palha, as camisas xadrez e os vestidos de chita, porque estamos em pleno mês de festa junina. Por todo o país, bandeirinhas passam a ser enfeites obrigatório e o ar se enche com os cheiros de deliciosas comidas caseiras e com as músicas típicas dessa época do ano. E, o melhor: essas festas são simples de serem organizadas. Se você quer montar a sua própria comemoração junina, este post vai te ajudar.
-
Decoração
A alma da festa junina é a decoração, que deve deixar o espaço com características de uma celebração do interior. As bandeirinhas coloridas são os símbolos máximos, garantindo o charme necessário para a comemoração. Elas podem ser compradas prontas ou confeccionadas em casa, com papeis de diversas cores e tamanhos.
O xadrez é a estampa oficial, que pode acompanhar a decoração das mesas e servir de base para as demais composições do cenário. Balões, sacos de juta, chapéus de palha e retalhos coloridos também podem ser utilizados. E se a festa for ao ar livre, também é possível fazer uma fogueira para espantar o frio.
-
Música
A seleção musical é o que vai animar os participantes da sua festa junina, então é preciso caprichar nas escolhas. Os ritmos nordestinos são os mais usados, com destaque para o forró e suas sanfonas e triângulos que fazem todo mundo arrastar o pé. As músicas típicas – como Capelinha de Melão e Pula a Fogueira, por exemplo –, também têm seu espaço. Além disso, músicas sertanejas e modas de viola são opções boas e mais atuais para animar os participantes.
Hoje é possível encontrar playlists prontas nos aplicativos de música – como Spotify e Deezer –, o que facilita, e muito, o processo de escolha. Mas não deixe isso para a última hora. Vale ouvir antes, com calma, e filtrar o que será mais interessante para você e seus amigos.
-
Vestimenta
Estar em uma festa junina e não estar caracterizado é não aproveitar a comemoração em sua plenitude. Os chapéus de palha, as roupas xadrez, as calças remendadas e os vestidos de chita são acessórios simples e baratos, que podem ser encontrados em qualquer lugar e que deixam as pessoas no espírito da festa.
E se estiver todo mundo caracterizado, por que não puxar uma quadrilha? Mesmo sem o devido ensaio, é possível se divertir em um dos momentos mais esperados de toda festa junina.
-
Brincadeiras
Com crianças ou sem crianças, as brincadeiras ajudam a animar o ambiente. Dança da cadeira, pescaria, tiro ao alvo, argolas, pau de sebo, corrida de saco e bingo são apenas algumas possibilidades fáceis de serem organizadas e que trazem uma nova energia para a comemoração. Também é possível investir no correio elegante, para unir os interesses amorosos, e na cadeia, para pregar peças nos amigos.
-
Comidas e bebidas típicas
Uma das partes mais aguardadas das comemorações juninas são as comidas e bebidas típicas. Com um vasto repertório, elas incluem pratos salgados e doces, além de deliciosas bebidas que compõem uma mistura de sabores que só pode ser encontrada nessa época do ano. Algumas são mais simples de fazer, como a pipoca e o milho verde na espiga, mas outras exigem um preparo antecipado. Pensando nisso, incluímos três receitas (um doce, um salgado e uma bebida) para você deixar a sua festa ainda mais gostosa:
Pé de moleque
INGREDIENTES
- 1/2 kg de amendoim torrado e descascado
- 1/2 kg de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres de margarina
MODO DE PREPARO
- Colocar na panela o amendoim, o açúcar e a margarina.
- Levar ao fogo, mexendo sempre.
- Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado.
- Mexa bem, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro.
- Coloque no tabuleiro untado com margarina.
- Deixe esfriar e corte em pedaços.
Caldo de mandioca
INGREDIENTES
- 2 kg de mandioca amarela
- 2 calabresas grandes picadas em quadradinhos
- 2 pedaços grandes de bacon picados em quadradinhos
- 3 alhos grandes triturado ou bem picados
- 1 cebola grande triturada ou bem picada
- 3 tomates sem semente picados
- Cebolinha (a gosto)
- 1 pacote de tempero pronto
- 3 caldos de costela
MODO DE PREPARO
- Cozinhe a mandioca.
- Acrescente no cozimento 2 tabletes de caldo de costela.
- Dê uma pré-fritada na calabresa junto com o bacon com um pouco de óleo.
- Acrescente junto a ela a cebola e termine de fritar.
- Acrescente o alho e mais 1 caldo de costela.
- Bata no liquidificador a mandioca junto com a água que cozinhou.
- Junte a mistura com a fritura no fogo baixo sempre mexendo para que não grude no fundo da panela.
- Acrescente o tomate e a cebolinha (a gosto).
- Acrescente aos poucos os temperos, sempre experimentando para ver se está bom de sal.
Quentão
INGREDIENTES
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 e 1/2 xícara (chá) de água
- 50g de gengibre cortado em fatias finas
- 1 limão em rodelas
- 3 cravos-da-índia
- 2 pedaços pequenos de canela em pau
- 4 xícaras (chá) de cachaça
MODO DE PREPARO
- Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando até caramelizar.
- Acrescente todos os ingredientes, menos a cachaça, e mexa bem até dissolver o açúcar.
- Retire a panela do fogo, junte a cachaça, com cuidado, e volte ao fogo médio. Misture e deixe ferver em fogo baixo, sem mexer, por 3 minutos.